Embrapa realiza oficina de capacitação em Vista Gaúcha

No mes de janeiro de 2017, esteve presente em Vista Gaúcha, representantes da Embrapa de Pelotas – RS, a convite da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, para apresentar o sistema de trabalho desta entidade, junto ao poder público municipal, encontro este, realizado no gabinete do prefeito.

 

No dia 19 de janeiro de 2017, esteve presente em Vista Gaúcha, representantes da Embrapa de Pelotas – RS, a convite da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, para apresentar o sistema de trabalho desta entidade, junto ao poder público municipal, encontro este, realizado no gabinete do prefeito. Na oportunidade a Embrapa ofertou quatro variedades de mudas de batata doce, sendo elas; BRS Amélia, com capacidade de produção de 32 toneladas por hectare, possui coloração amarela e sabor adocicado; BRS Rubissol, com capacidade de produção de 40 toneladas por hectare, possui coloração vermelha na casca e um sabor levemente adocicado; BRS Cuia, com capacidade de produção de 60 toneladas por hectare, possui coloração branca e polpa enxuta; BRS Beauregard, com capacidade de produção de 40 toneladas por hectare, possui coloração alaranjada, conhecida como antiga batata abóbora.

Estas variedades passaram por um processo de limpeza na Embrapa durante 12 anos; estando livres de vírus, bactérias e fungos, voltando em forma de mudas para as famílias da agricultura familiar. Nós, Vistagauchenses, tivemos o privilégio de sermos contemplados com 1.400 mudas, que multiplicadas podem chegar até 8.000 mudas na primeira multiplicação. Estas mudas foram buscadas pelo município no dia 31 de janeiro de 2017 em Pelotas.

No dia 03 de fevereiro, novamente, a Embrapa esteve em Vista Gaúcha para, capacitar o grupo de agricultores do projeto Produzir Para Viver Melhor: Em Busca de Segurança Alimentar e Nutricional, técnicos da Secretaria da Agropecuária e Meio Ambiente, Emater, Secretaria de Coordenação e Planejamento, Assistência Social e Educação. Na oportunidade a oficina foi teórica e prática, ensinando os métodos de multiplicação, condução e armazenagem das mudas, que trabalhadas corretamente, cada muda, independente da variedade pode chegar a produzir outras 900 novas mudas no período de um ano. As mudas foram entregues aos participantes do projeto, famílias que tiveram interesse em cultivar a produção de batata doce e escolas municipais, para criar um sistema de matrizes de mudas, podendo com isso atender as demais propriedades que não tiveram acesso as mesmas.

Informações Adicionais