CRÔNICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.

         Nas aulas de Língua Portuguesa os alunos do 9º ano produziram crônicas expressando seus sentimentos em relação ao momento em que vivenciaram a Copa do Mundo no Brasil, especialmente ao jogo que desclassificou o nosso País. Este trabalho de produção de texto é uma preparação para a Olimpíada de Língua Portuguesa, sendo que estão sendo realizadas as oficinas, com trabalhos em grupos, estudo de diferentes crônicas e reescrita dos próprios textos, atividades estas que visam a superação das dificuldades afim de aperfeiçoar as próximas produções, especialmente a produção final.

     


Textos produzidos pelos alunos:

                A Derrota

 

          Tudo começou na tarde de terça-feira, um dia ensolarado e alegre.

          Tudo pronto, o estalar das pipocas soava como música.

          Estávamos todos ansiosos, pois logo mais iria começar o espetáculo, que já vinha ocorrendo a quase um mês.

          Todos vestidos com uma camisa amarela e com o número 10 nas costas, o número do craque Neymar Jr. que não pode marcar presença devido a lesões ocorridas em jogos anteriores.

          Ligamos a televisão e começava o jogo, um jogo que valia a classificação para a final.

          O jogo começou e estava tudo caminhando bem para o time brasileiro, mas até que em uma cobrança de escanteio os alemães marcaram seu primeiro gol.

          Meu mundo desabou, foi como uma facada nas costas, mas não dei muita importância, minha imaginação era de que o Brasil poderia contornar a situação.

         Então prestei muita atenção no jogo,mas logo depois houve um verdadeiro apagão, parecia que ninguém sabia o que fazer, um gol atrás do outro. Meu Deus o que acontecia naquele jogo? Parecia um bombardeio que vinha em forma de água e escorria nas mãos dos brasileiros.

        O jogo estava perdido, mas para não ficar tão feio aos quarenta e cinco do segundo tempo o Oscar fez um gol.

        Então todos tristes saíram de cabeça baixa do estádio.

        O que poderia ter acontecido naquela tarde de terça-feira? Qual foi a verdadeira razão daquela derrota?

        Ninguém sabia explicar, mas o jeito é se conformar com a derrrota e seguir em frente.

 

Autor: Ronaldo da Rosa

 

A decepção brasileira

 

        Ontem, acordei muito feliz pois a tarde teria o jogo do Brasil contra a Alemanha. Eu e toda minha família estávams esperando que a seleção brasileira trouxesse noventa minutos de muita alegria. Mas ao invés disso foram noventa minutos de tortura para todos. Eu não queria acreditar no que estava vendo.

        Logo depois do terceiro gol eu tentei me segurar mas não consegui.Chorei de tanta raiva que eu sentia, porque eu sabia que seria realmente um milagre o Brasil vencer do jeito que a seleção jogava. Minha irmã também não conteve a raiva que tinha naquele momento, ela gritava e xingava os jogadores, como se eles pudessem ouvi-la.

        No segundo tempo da partida, eu já nem queria mais ver o jogo, estava muito decepcionada com o que acontecia.

        Quando a Alemanha fez o sétimo gol, eu fiquei mais triste ainda. Meu Deus, o que era aquilo! Uma partida de crianças por acaso?!

        Pelo menos no último minuto de jogo, Oscar fez um gol, para tentar alegrar a torcida brasileira. Mas não adiantou, o Brasil já estava sem chance nenhuma de ganhar o hexa em nossa casa. pois é, foi uma vergonha, uma decepção para todo o país.

Autora: Paula de Brito Gonçalves

 

 

Escrito por:Escola M. Senador Pinheiro Machado - 14/07/2014 07:41


Informações Adicionais