DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS - PREVENÇÃO SEMPRE.

A Secretaria Municipal de Saúde de Vista Gaúcha realizou encontro no dia 28 de julho, Dia Mundial de Luta às Hepatites Virais com as equipes do Primeira Infância Melhor, GTM Municipal, Equipe dos Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família e Secretário Municipal de Saúde.

Durante o encontro foi proferida uma palestra com a Enfermeira Paula orientando dos tipos de Hepatites Virais e cuidados para evitar a transmissão, entre outras informações. Após a palestra a Enfermeira Paula e Enfermeira Aline realizaram Teste Rápido para Hepatite B e Hepatite C em todos os presentes.

 Todos nós devemos ter cuidados rotineiros e simples capazes de evitar a contaminação dos tipos mais comuns da doença no Brasil: A, B e C. A higiene pode prevenir a transmissão do tipo A, que ocorre por ingestão de água e alimentos contaminados. Sempre lavar as mãos com sabão depois de ir ao banheiro, ferver a água em locais onde não há água clorada, higienizar os alimentos são algumas dicas evitar esse tipo de hepatite.

Os vírus da Hepatite B e C são transmitidos principalmente por meio do sangue. Por isso, suas principais formas de contágio são o compartilhamento de materiais cirúrgicos (ou de manicures, odontológicos ou de tatuagem) e drogas injetáveis ou por relação sexual sem o uso de preservativo. A hepatite B também pode ser transmitida de mãe para filho durante o parto (transmissão vertical). Deve se ter cuidados com os instrumentos de manicure, mesmo que não sejam cortantes, o ideal é que o material seja de uso próprio.

Além dos cuidados com a higiene, a vacinação é fundamental para a prevenção, sobretudo no caso da hepatite B que pode ser tornar crônica e manter a circulação do vírus na comunidade. A vacina contra a Hepatite B faz parte do Programa Nacional de Imunizações há 14 anos. Na época, ela era oferecida apenas a recém-nascidos e hoje é oferecida para pessoas até 49 anos. A vacina contra a Hepatite A começou a ser fornecida, pelo Sistema Único Saúde (SUS), para crianças de 1 a 2 anos no mês de Julho de 2014.Não há vacina para prevenir a hepatite C – a mais severa desses três tipos mais comuns no Brasil, podendo causar câncer no fígado.

As hepatites são doenças silenciosas. Os sintomas mais comuns são cansaço, febre, dor abdominal, tontura, enjoo ou vômito e icterícia. Porém, é normal que pessoas portadoras de hepatites não apresentem nenhum desses sintomas. Por isso, a consulta médica e a realização de exames são essenciais para o diagnóstico precoce, capaz de evitar complicações. A Unidade de Saúde de Vista Gaúcha disponibiliza a população que tenha interesse os testes rápidos para Hepatite B e Hepatite C.

Informações Adicionais