A IMPORTÂNCIA DA LEITURA .

 

Em um mundo cada vez mais virtual, grande parte da população ainda prefere os livros impressos e não aderiram ás leituras eletrônicas e virtuais. Estamos passando para uma nova era, com mudanças profundas no que se refere ao ler e ao escrever. É a chamada revolução da cultura escrita para a digital, vivemos hoje um grande avanço intelectual da civilização.

 

A escrita e a leitura estão lentamente saindo do papel, hoje acontece uma avalanche de tecnologia. Desde o inicio dos anos noventa a leitura impressa em livros ou jornais foi deixada de lado, neste período já era possível ler livros com auxilio de computadores ou laptopes, mais tarde vieram os smartphones e agora surge o estopim de toda esta revolução, que são os tabletes, estes com seus fascinantes e atraentes livros digitais cativam nossos alunos e os deixam fascinados com esta nova visão de leitura.

Em relação a este avanço digital, paramos e nos perguntamos, onde tudo isso vai parar? Alguns estudiosos afirmam que toda esta revolução segue para uma direção promissora, afinal nunca houve tanta interação e aprendizado como existe nos tempos de hoje. As tecnologias virtuais envolvem o ser humano numa verdadeira troca de aprendizagens e experiências.

Em particular não consigo compactuar com toda esta evolução tecnológica, pois a mesma que é vista como promissora e considerada a melhor alternativa de aprendizado forma cidadãos seguidores de um mundo digital que não conseguem escrever e argumentar um bom texto, os mesmos estão perdendo suas habilidades de escrita.

Não consigo imaginar-me em ler um livro em conjunto com uma comunidade virtual, toda aquela leitura antes considerada um momento para refletir, sendo interrompida com conversas por uma determinada rede social.

O que me preocupa é que mais cedo ou mais tarde vamos ter que nos adaptar com este mundo virtual, afinal encontramos toda esta tecnologia nas nossas salas de aula, nossos alunos estão deslumbrados neste novo mundo sugeridos pela moderna tecnologia.

E foi pensando nessa transformação cultural que enfrentamos hoje que surgiu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Pinheiro Machado de Linha Progresso do Município de Vista Gaúcha, o Projeto LER É VIAJAR SEM SAIR DO LUGAR, o mesmo tem como responsáveis as Professoras Michele Prates, Carlisse Buss da Silveira, Silvana Gocks e Viviane Antunes. As professoras autoras do projeto tem como objetivo despertar o prazer da leitura em livros impressos aguçando assim o potencial cognitivo e criativo do aluno.

A hora da leitura na Escola acontece num período semanal de 45 minutos, na qual toda a escola para com suas atividades e todos fazem uma leitura, sendo notícias de jornais, revistas e livros de histórias, o que se prega é instigar todos para tornarem a leitura como rotina em suas vidas. A população deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realizações.

Então o que buscamos com este projeto é resgatar o valor da leitura em toda a escola como um ato de prazer e requisito para a emancipação social e promoção de cidadania de todos que fazem parte da instituição.

                                                 

                               Viviane Antunes, Especialista em Gestão Escolar.

Informações Adicionais