ATIVIDADE LEITEIRA E O VAZIO FORRAGEIRO.

O sucesso da atividade leiteira está basicamente determinado pelo fornecimento da alimentação adequada ao rebanho leiteiro, em qualquer fase da criação, principalmente durante o período de lactação,também, está ligado ao planejamento completo do setor. Mas o que se percebe é que existe um grande número de propriedades que possui um grau elevado de dificuldade em manter essa alimentação permanente durante o ano inteiro.

Essa dificuldade ocorre duas vezes ao ano, nas transições de pastagens que ocorre nos meses de setembro e outubro e nos meses de março e abril. Esse período é conhecido como vazio forrageiro.O vazio forrageiro se caracteriza pela escassez de pastagem em quantidade e qualidade nutricional, tanto das espécies de inverno como as de verão. Esse processo reflete na queda de produção de leite, na perda de peso dos animais, no metabolismo produtivo, no manejo sanitário e reprodutivo.  Essa dificuldade recai sobre vários aspectos: entre eles está a falta de interesse em adquirir conhecimentos relacionados a atividade por parte do produtor, número de animais desproporcional ao tamanho da área produtiva, falta de manejo sanitário, falta de manejo reprodutivo, falta de planejamento no plantio de pastagens anuais e perenes e na busca constante pela “pastagem milagrosa”.

Para minimizar esses períodos de baixa disponibilidade de pastagens o produtor de leite deve lançar mão de algumas alternativas como: silagens, fenos, suplementação com concentrados, escalonamento de plantio das pastagens anuais, tanto de inverno como a de verão e a utilização de pastagens perenes e principalmente desenvolver um planejamento forrageiro para sua propriedade. Para que a atividade leiteira permaneça dentro de uma regularidade produtiva o produtor de leite deverá estabelecer mudanças significativas para manter-se ativo e procurar participar de forma mais efetivas em cursos, palestras, discussões com entidades voltadas ao setor, procurar orientações técnicas, traçar metas e objetivos para que haja crescimento e manutenção da família na sua unidade de produção.

Informações Adicionais