AVISO DA SECRETARIA DA SAUDE E SETOR DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

A Vigilância Sanitária pede a colaboração de toda a população no enfrentamento ao mosquito transmissor da Dengue, febre chikungunya e do zika vírus o Aedes Aegypti, o mesmo passou a infestar o nosso município, pois, foi encontrado em diversas áreas da cidade. E como não há vacina para prevenir essas doenças, a única forma de combater é não deixar o vetor se procriar. O problema não para por ai, temos duas notificações de casos suspeitos de Dengue ate o momento.

 

O MOSQUITO SE REPRODUZ EM ÁGUA PARADA E PARA PREVENIR NÃO PODEMOS DEIXAR ÁGUA ACUMULADA EM QUALQUER QUE SEJE O LOCAL.

ABAIXO FICAM ALGUMAS DICAS DE CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER:

* Cheque calhas, declives no terreno, possíveis ralos entupidos etc.

* Pneus velhos devem estar protegidos da chuva, e não jogados ao tempo.

* Atenção especial a caixas d’água, cisternas, poços e qualquer outro depósito de água. Mais que tampá-los, é importante verificar se eles estão bem vedados, para que o mosquito não consiga passar.

* Se você tem plantas em casa, não se esqueça de colocar areia nos pratos dos vasos ou de removê-los para que não acumulem água. Se decidir manter os pratinhos embaixo das plantas os mesmo, não basta jogar a água fora, deverão ser escovados semanalmente, pois o ovo da fêmea do mosquito fica fixado nas paredes dos recipientes e no momento que a o contato com a água a proliferação se reinicia.

* Vasos Sanitários e ralos de banheiros devem ficar fechados. Piscinas, quando não forem utilizadas, devem ser esvaziadas.

* Acondicione corretamente o lixo. Mantenha as latas fechadas e quando for separá-lo para ser recolhido pelos serviços de limpeza urbana feche bem os sacos. Além disso, mantenha-o longe de animais.

* Como qualquer lugar em que possa haver acúmulo de água é propício para o mosquito da Dengue, verifique estes locais e não se esqueça de retirar recipientes abertos de locais descobertos.

* Fontes de água, devem ser limpas com freqüência ou deverá ser adicionado cloro ou água sanitária.

* Bromélias devem ser eliminadas, por acumular água entre as folhas.

Informações Adicionais