A Educação Fiscal no Ensino da Matemática

 

Sendo, por isso, indispensável para a construção de um mundo mais humano que se privilegie os ideais de paz, liberdade e justiça social com cidadãos participativos e cientes de seus direitos, deveres e responsabilidades sociais.

Dessa forma, os projetos relacionados à Educação Fiscal focando a conscientização da sociedade sobre da função socioeconômica do tributo com vistas a despertar a consciência do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos públicos tornam-se muito importantes, almejando assim o benefício de toda a população.

A Educação Fiscal na prática educacional deve ser vivenciada em todas as disciplinas oferecendo uma oportunidade aos alunos de praticarem atitudes cidadãs tão necessárias nos dias de hoje.

Por isso, projetos didático-pedagógicos que focam a Educação Fiscal (coleta de notas fiscais, pesquisas de preços ao comércio local, construção de cartazes etc.), se justificam pelo fato de a escola ser um local de construção de possibilidades que viabilizam a compreensão da realidade e a formação de cidadãos atuantes no meio em que vivem.

Esperamos que este trabalho que está sendo realizado com os alunos do 6°ano ao 8°ano nas aulas de Matemática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nelso Piccinini, venha contribuir de forma positiva destacando o desempenho do cidadão na sociedade, evidenciando seu papel como agente de transformação do meio em que vive através de uma atuação consciente e eficaz.

Susiclei Teresinha Staub (Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nelso Piccini).

Graduação: Matemática, Física e Desenho Geométrico (URI).

Pós-Graduação em Planejamento e Gestão da Educação (URI).

Pós-Graduação em Anos Iniciais e Educação Infantil (UNISSELVI).

Informações Adicionais