SUINOCULTURA VIVE NOVO MOMENTO EM VISTA GAÚCHA.

Esta ultima, esteve concentrada na mão de poucas famílias em seu principio( suinocultura moderna), mas com o passar dos anos, e com o aparecimento de empresas integradoras em detrimento ao ciclo completo, muitas outras famílias acabaram aderindo a ideia, e investindo no setor.

                   No entanto, como todos nos sabemos, a suinocultura possui muitas variáveis, estando sujeita sobre tudo, ao mercado consumidor, a disponibilidade de insumos para sua alimentação, a mão de obra, que é bem específica e principalmente característica da pequena propriedade. A capacidade de investimento das pequenas propriedades também é limitada, e muitas vezes, mesmo havendo linhas de crédito com juros subsidiados, o desconhecimento da atividade e o medo de contrair investimentos, faz com que os produtores tenham bastante cautela na hora de investir, sem falar que o numero de jovens dispostos a desenvolver estas atividades tem se tornado cada vez menor, por haver um desestímulo e por se entender que são atividades penosas, o que nem sempre é verdade.

                   A Secretaria Municipal da Agropecuária do Município, conhecendo estas e outras variáveis, e por entender que toda a cadeia ganha com o trabalho, tem se empenhado ao longo dos anos para  incentivar e intermediar as tratativas, no sentido de aumentar o numero de animais alojados e auxiliar produtores que por algum motivo estejam sem parceria. Somente neste ano de 2014, dez produtores tiveram seus empreendimentos lotados, totalizando 6.865 animais, os quais se encontravam parados, e outros 15 chiqueiros estão sendo avaliados, podendo serem lotados ainda este ano, o que somaria mais 7.740 animais. Atualmente atuam no município as empresas JBS, Cotrijui, Labema, Locatelli e Cooper A1.

     

                 É muito importante salientar que além de incentivar os produtores, promover encontros com as empresar integradoras, o município também orienta e direciona para linhas de crédito, faz terraplanagens e abertura de lagoas de dejetos, emite licenças Prévia, de Instalação e de Operação com preço simbólico de R$ 23,40, através de convenio com a FEPAM, tudo isso visando incentivar os produtores a permanecerem no meio rural, bem como aumentarem sua renda familiar.

              Ao longo dos anos provou-se que a diversificação é o caminho, e que muitas famílias tiveram sua qualidade vida melhorada por acreditar no seu potencial e no seu trabalho. O ICMS do município também melhora e assim se consegue investir na coletividade, tornando cada vez melhor de se viver no município, com mais qualidade de vida e crescimento econômico.

                Tec. Agrícola Jadir Lopes 

Informações Adicionais