DIA MUNDIAL SEM TABACO.

Destaca-se que a epidemia global do tabaco mata quase seis milhões de pessoas por ano, das quais mais de 600 mil são não fumantes, vítimas de fumo passivo. Sem alterações de cenário, estão previstas mais de oito milhões de mortes por ano a partir de 2030.

 

A Política Nacional de Controle do Tabaco é orientada para o cumprimento de medidas e diretrizes da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT), tratado internacional de saúde pública ratificado pelo Congresso Nacional do Brasil em 2005, cujo objetivo é conter a epidemia global do tabagismo e que, atualmente, conta com a ratificação de 180 países.

            As medidas adotadas pela Convenção têm como base princípios norteadores, expressos no seu artigo 4º, que reforçam: o direito das pessoas à informação sobre a gravidade dos riscos decorrentes do consumo de tabaco; o direito de acesso aos mecanismos de prevenção à iniciação e de apoio para cessação de fumar; além da proteção de toda pessoa contra a exposição involuntária à fumaça do tabaco.

No Brasil, o cigarro é o produto de tabaco mais consumido e, historicamente, é considerado um dos mais baratos do mundo. Além disso, o Brasil é um dos países que mais tem sofrido o impacto do mercado ilegal de cigarros. A queda na prevalência (homens: de 43,3% em 1989 para 18,9% em 2013; mulheres: de 27% em 1989 para 11% em 2013) demonstra que o consumo está diminuindo. O cigarro é um dos maiores causadores de câncer de pulmão, e outros.

A Secretaria Municipal de Saúde de Vista Gaúcha, dispõe do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, dispondo de profissionais capacitados para abordagem do fumante. Bem como de medicamentos do INCA para acompanhamento no processo de cessação.

Você que é fumante ou conhece alguém que fume que tenha interesse em parar de fumar procure a Unidade de Saúde para informar-se.

Informações Adicionais